sexta-feira, 28 de setembro de 2012







Compromisso de Deus no Batismo.
Vivamos nosso Batismo.


 O compromisso é uma promessa que fazemos que pode ser solene ou não. Quando temos compromisso querendo ou não estamos obrigados a fazer com que ele se cumpra. Se olharmos ao nosso redor podemos ver que somos comprometidos várias coisas da vida. Podemos dizer que os primeiros compromissos que temos é com a família, é nela que somos concebidos, criados e educados para  depois entrar na sociedade.
Na sociedade, no bairro, na rua e no mundo somos chamados  a viver inseridos no grande ciclo da vida. Tenho uma responsabilidade sobre mim e sobre os outros é um movimento recíproco. Mas, se sou uma pessoa que não me importo com nada disso. Não me importo com a família, com a sociedade e com o mundo, vivo num tanto faz e num tanto fez, vivendo como um vegetal que só espera a hora de alguém regar para sobreviver. Temos que sair do comodismo, viver e ser feliz, respirar um ar  puro que renove as nossas forças .
Antes de ser cristão somos pessoas humanas que como seres vivos temos o compromisso de dizer não a tudo que é contrário a vida. Depois que tomamos esta consciência da minha missão no mundo somos chamados a nos inserir comunidade cristã que no nosso caso é ser cristão católico.
Entramos na comunidade através do sacramento do Batismo que é a porta para entrar e participar da vida da Igreja. Pelo batismo nos tornamos cristãos e selamos um contrato com Deus, nele somos chamados a ser uma nova criatura ( 2o Cor 5, 17; Gal 6,15). Esta é a nova criação.
Deus na primeira criação nos tirou do nada mas, na segunda  nos tirou bem mais do extremo que é do nada do pecado. Deus no batismo nos deu um novo ser, um ser que sai das trevas e volta para luz. Temos a honra de Deus nos receber na sua família  no qual fazemos parte de Jesus Cristo.  Com o mesmo olhar que Deus olha e ama a Jesus, no batismo Ele volta o seu olhar para nós.
No Batismo fazemos uma aliança, um contrato que selamos com Deus um compromisso. No batismo recebemos vários dons inefáveis:

-          Em primeiro lugar, enriqueceu tua alma com a graça, cujo o valor é tão, que em seu mínimo grau vale mais que todos os impérios da terra.
-          Te deu o dom  inestimável da fé.
-          Te entregou o incomparável da fé.
-          Te presenteou com a caridade, tesouro de inapreciável valor.
-          Te infundiu todas as virtudes, dons e frutos do Espírito Santo.
-          Te prometeu as bem-aventuranças do Evangelho.
-          E o que é mais, o bem maior, se entregou a ti com seu Filho e seu Espírito Santo, e venho fazer morada em teu coração e se não recusas, Ele viverá segundo as suas promessa:

"Se alguém me ama, observará  minha palavra, e o meu Pai amará; nós viremos a ele estabeleceremos a nossa morada" João 14,23

Através do Batismo Deus constantemente fixa o seu olhar em nós, segundo o Salmo 31,8 " Vou dar-te um conselho velando por ti". Seu espírito se ocupa sempre em pensar em ti, e seu coração em nenhum momento pára de amar-te. Seu poder, sua sabedoria e sua bondade protegem sem cessar, te conduzem e deixa você cheio de infinidade de bens corporais e espirituais.
Além disso, que se es fiel as clausuras deste contrato serás herdeiros de Deus, co-herdeiros (Romanos 8, 17), possuirás eternamente esses bens que "olho não viu, o ouvido não escutou, nem o coração humano imaginou tudo o que Deus preparou para aqueles que o amam." (1o Cor 2, 9)
Tudo isto Deus está comprometido contigo.
Fonte: Batismo: Contrato de Deus com o homem, São João Eudes

Por: Padre Cristiano Henrique de Sousa, cjm

Um comentário: